17/07 - Dia da Proteção às Florestas
Regulação do clima,
Biodiversidade,
Redução da erosão,
Alimentos,
Fórmulas medicinais.
Proteger as florestas significa conservar a biodiversidade, logo, a nossa existência e qualidade de vida.
Esta data foi criada para nos lembrar que a preservação das florestas é um compromisso de todos.
Segundo a ONU, as florestas cobrem 30% de toda a superfície da Terra. Elas nos fornecem matérias-primas essenciais. São fontes de ar, água, alimentos, abrigo e remédios. As florestas não só abrigam parte da biodiversidade do planeta, como sustentam 1,6 bilhão de pessoas.
Além disso, são elas que capturam o carbono, regulam o clima, ajudam a combater as mudanças climáticas, controlam a velocidade dos ventos e o regime de chuvas.
Sobre a biodiversidade, as florestas são um ecossistema indispensável interligado com a maioria dos demais ecossistemas. Cerca de 80% dos seres vivos terrestres vivem nesse ambiente.
As florestas são o berço da biodiversidade de animais e plantas, elas são responsáveis por fornecer os subsídios necessários para a sobrevivência destes. Elas não só fornecem abrigo, mas também proteção e alimento para espécies que vivem nela ou que apenas fazem uma parada, como os pássaros.
E o carbono?
À medida que crescem, as árvores absorvem as emissões de dióxido de carbono (CO2) que contribuem para o aquecimento global, convertendo-o em oxigênio. As florestas desempenham um papel importantíssimo no resfriamento do planeta. Portanto, as florestas são uma solução climática natural incrivelmente poderosa.
(Fontes Diversas)