Conscientizar sobre a importância e a função das árvores para o equilíbrio do ecossistema. Esse foi o desafio que a Billa e o Instituto Comar levaram para as escolas municipais de Joinville, por meio da inciativa que ensinou os estudantes do ensino fundamental a plantar árvores nativas, assumindo a postura de contribuir com um ambiente melhor, nos seus locais de convivência.
Além do plantio, os alunos ajudam a preparar o espaço, pintar as placas de identificação da espécie e o nome da turma, criando o sentimento de participação e assumindo a sua responsabilidade com o meio ambiente. Os estudantes também são orientados sobre a forma de cuidar das árvores cumprindo o compromisso, respeito e zelo contínuo pela natureza e pela vida.
Todas as árvores são de espécies nativas do Brasil como Cerejeira do Rio Grande, Ipê Amarelo, Aroeira, Quaresmeira e Pitangueira. Em alguns espaços foram plantadas ainda, mudas de morangos e de flores Onze Horas. O plantio foi feito nas escolas municipais Júlio Machado da Luz, Isabel Silveira Machado e Edgar Castanheira.
A iniciativa integra o Projeto “Atitudes e Ações Ambientais”, que já abrangeu mais de 20 escolas municipais de Joinville e mais de 3 mil alunos do Ensino Fundamental. As aulas de educação ambiental são lúdicas e incluem contação de histórias, jogos educacionais sobre o meio ambiente e visitas a parques para conhecer o bioma da região. O projeto busca contribuir com a formação de cidadãos socialmente responsáveis e comprometidos com a preservação do manguezal da Baía da Babitonga, fundamental para manter o equilíbrio do ecossistema.
Sobre o Instituto Comar
O Instituto Comar atua na produção e disseminação do conhecimento sobre os ecossistemas costeiros e marinhos, estimula o envolvimento da sociedade no processo de conservação e proteção ambiental e colabora para a manutenção do equilíbrio socioambiental. Para isso, desenvolve projetos em conjunto com instituições públicas e privadas nacionais e internacionais, e conta com apoio de parceiros corporativos e institucionais.