Como ensinar bons hábitos alimentares para as crianças
A dica de hoje é sobre a alimentação das crianças e como incentivar os bons hábitos alimentares.
20/05/2019
Você sabia que desde pequenas as crianças podem adquirir bons hábitos alimentares? A tarefa, apesar de necessária, exige uma boa dose de persistência, persuasão e paciência. Trouxemos neste post algumas ideias para você ensinar seu filho(a) a experimentar coisas novas, se alimentar com prazer e desenvolver bons hábitos alimentares que o acompanharão a vida inteira!
Confira as dicas abaixo:
1. Ofereça variedade desde sempre
É normal que a partir dos dois anos de idade, a criança se torne mais seletiva, inclusive com os alimentos que já gostava. Porém, isso não é motivo para deixar de oferecer verduras, legumes e frutas. É sempre importante que os pequenos tenham sempre uma variedade colorida e saudável de alimentos no prato, mesmo que decida não comer de tudo. Busque preparos e combinações diferentes e, ocasionalmente, ofereça novamente o alimento recusado.
Para facilitar a ingestão variada de nutrientes, o prato da criança (e do adulto), deve conter, no mínimo, 5 cores diferentes.
2. Uma coisa nova de cada vez
Quando todos os alimentos que estão na mesa são desconhecidos, a criança pode se sentir pressionada e oferecer resistência a provar. Porém, quando o alimento novo é apenas um dos itens no meio de outras coisas que ela conhece e aprecia, tudo fica mais fácil.
O espinafre, por conta do sabor suave, tende a ser mais aceito no início do que sabores amargos ou azedos como o agrião, por exemplo.
3. Invista na apresentação
Já ouviu falar que a gente come primeiro com os olhos? Com as crianças funciona da mesma forma. Pratos vivos e divertidos podem despertar a curiosidade e fazer com que elas ao menos experimentem algo que nunca comeram. Capriche nas refeições em casa e inclusive nos lanchinhos da escola!
Um espetinho de frutas é muito mais charmoso do que uma fruta inteira, não é?
4. Não force ou faça chantagens
Obrigar a criança a comer algo que ela não quer pode resultar em ansiedade ou traumas relacionados à comida. Já oferecer algo em troca, como ganhar um doce ou uma sobremesa, a estimula a relacionar os alimentos à recompensas. Isso é ruim pois a criança passa a ver a sobremesa como algo positivo e a refeição como algo negativo.
Sem truques na hora de comer. A alimentação jamais deve estar associada à recompensas.
5. Envolva as crianças no processo
Na hora do supermercado e da feira, leve a criança e aproveite para apresentar novos alimentos. Já em casa, sempre que possível, chame a criança à cozinha e convide-a a cozinhar com você. Esse processo desperta a curiosidade sobre a comida e o interesse em experimentar coisas novas. É importante que os pequenos conheçam os alimentos in natura e saibam de onde vem e em que receitas entram. Assim, fica mais fácil entender o que é comer bem e de forma saudável.
Além de saudável, envolver as crianças no preparo dos alimentos é ótimo para reforçar os laços afetivos
6. Seja o exemplo para seus filhos
As crianças aprendem por imitação, ou seja, se os pais se alimentam bem, os filhos provavelmente farão o mesmo. Procure consumir alimentos frescos e saudáveis em todas as refeições, demonstrar preferência por frutas, verduras e legumes, encorajando a criança a experimentar novos sabores, mas sem pressão. O hábito de comer bem, assim como qualquer outro, não se desenvolve do dia para noite. É preciso saber esperar o tempo certo de maneira paciente.
As crianças podem e devem comer a mesma comida que os adultos, desde que seja saudável para todos.
Cuidar é amar
Cuidar de quem a gente ama, seja do filho ou qualquer outra pessoa, é uma das maneiras mais bonitas de demonstrar amor. Investir na alimentação hoje é a garantia de um futuro melhor e mais saudável. Faça boas escolhas!
A Billa possui diversos produtos que podem te ajudar no preparo das refeições para toda a família. Clique aqui para conhecer!
Para aprender mais dicas como estas, acompanhe o Blog da Billa e fique por dentro do que rola em nossa mundo!
Siga-nos também no Instagram para ficarmos sempre pertinho.






