Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
CONTINUAR E FECHAR
 
 

Dia Nacional dos Direitos Humanos

Dia Nacional dos Direitos Humanos Comemorado no dia 12 de agosto

15/08/2022

Dia Nacional dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos – ONU, de 1948, a determina em seu artigo 1º que, todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos;
“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.” (união, afeto).
Somos convidados nesta data a refletir sobre o valor de cada pessoa e o respeito à sua dignidade. Devemos considerar e respeitar as pessoas no ambiente de trabalho, em casa, com os amigos ou em qualquer relação social. Precisamos ter consciência e atenção aos direitos humanos e à igualdade entre todos.
O Dia Nacional dos Direitos Humanos foi instituído em 2012, em homenagem a Margarida Maria Alves, líder sindical, primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, durante a Ditadura Militar, em 1972.
Na data de 12/08/1983, Margarida foi assassinada, aos 50 anos, por um matador de aluguel, a mando de latifundiários.
Ela foi uma grande defensora dos direitos das mulheres e de trabalhadores rurais. O legado de Margarida se estendeu mesmo após sua morte, originando em manifestações e o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

 
 
 
Ser sustentável é ser responsável