Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
CONTINUAR E FECHAR
 
 

Educação Socioambiental nas Escolas - Compostagem

Educação Socioambiental nas Escolas - Compostagem Reciclagem de resíduos orgânicos

06/07/2022

Educação Socioambiental nas Escolas - Compostagem

Chegamos ao fim de junho, mês de referência das ações ambientais, devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, com mais uma ação ambiental que enche nossos corações de alegria.
Depois da ação interna, realizada nas escolas municipais de Joinville, falando sobre a importância da proteção dos manguezais; da destinação correta dos resíduos; do impacto do lixo no meio ambiente e da saúde dos animais, esta semana, chegou o dia de levar as crianças para o sítio, para conhecerem o processo de compostagem, que é o processo de reciclagem dos resíduos orgânicos mais barato, de menor impacto ambiental, eficiente e com resultado positivo para o planeta.

O projeto “Atitudes e Ações Ambientais” da Billa, em parceria com o Instituto COMAR (Conservação Marinha do Brasil), desde 2019 está levando para as escolas municipais, e agora particulares, de Joinville atividades que visam contribuir com a formação de cidadãos e cidadãs socialmente responsáveis, comprometidos com a preservação do meio ambiente e futuro do planeta.


Nesse dia, as crianças conheceram uma leira de compostagem. Puderam observar todas as fases da decomposição dos materiais orgânicos e compostáveis, que naturalmente, com a ação de bactérias aeróbicas, transformam toda a matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo natural. O adubo pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Uma das maiores vantagens que podemos citar sobre a compostagem, é o processo de decomposição, no qual ocorre somente a formação de dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus), diferente da decomposição que acontece no aterro sanitário, onde ocorre a formação de gás metano (CH4), devido à ação de bactérias anaeróbicas.

Quando realizamos a compostagem doméstica, evitamos muitos problemas, gerados pelo acúmulo de lixo nas ruas e em outros locais, que causam poluição visual e impacto ambiental. Quando separamos todos os resíduos, para descartar corretamente, reduzimos também todo o cheiro que sentimos quando encontramos um caminhão de lixo. Este cheiro é causado pela grande quantidade e variedade de resíduos orgânicos misturados com todos os tipos de materiais (rejeito e recicláveis).
Nós super apoiamos a compostagem e praticamos internamente na Billa.

Consciência ambiental a gente vê por aqui!
Ser sustentável é ser responsável.

 
 
 
Ser sustentável é ser responsável