Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
CONTINUAR E FECHAR
 
 

Óleo usado, recebido na Billa, é transformado em sabão caseiro.

Quando não é destinado corretamente, o material pode contaminar rios e lagos. Uma colher de óleo é suficiente para poluir 200 litros de água potável.

14/03/2024

Óleo usado, recebido na Billa, é transformado em sabão caseiro.

Quando falamos em jogar óleo usado na pia ou no ralo, não nos referimos apenas às grandes quantidades, mas também aos restinhos de óleo que ficam no fundo das panelas e travessas. Apenas 10 ml de óleo (o equivalente a uma colher de sopa) é suficiente para poluir 200 litros de água potável. 


Se essa quantidade mínima faz esse estrago todo, imagine o que faz uma panela cheia de óleo sendo despejada diretamente na pia, por inúmeras pessoas, ao mesmo tempo?


E foi pensando nisso que a Billa, por meio do Projeto EcoBilla, faz a reciclagem de óleo de cozinha usado. Temos na empresa um recipiente para coleta do material que é transformado, pelo colaborador Edson Luís, em sabão caseiro e distribuído internamente. Os demais colaboradores fazem sua parte, trazendo o óleo de cozinha usado, em garrafas PET, das suas casas. No mês de março, 5 litros do material se transformaram em mais de 7,5 kg de sabão caseiro.


Se você também quer fazer a sua parte e contribuir com o planeta, pode produzir seu próprio sabão caseiro!


Você vai precisar de:

5 litros de óleo de cozinha usado (Lembre-se de coar);
1 kg de soda cáustica;
2,5 litros de água fervida
Um balde com material grosso e resistente;
Para moldar o sabão, reserve bandeja de plástico, assadeiras de metal ou diferentes recipientes forrados com papel manteiga. 


Como fazer:

No balde, você deverá colocar a soda cáustica e adicionar lentamente a água fervendo. Depois, mexa até a soda cáustica dissolver por completo. Em seguida, junte o óleo e continue com movimentos contínuos na mesma direção para que o sabão caseiro não coalhe. Faça esse processo até a consistência ficar pastosa para despejar nos moldes. Deixe o produto secar por 24 horas para você conseguir cortar do tamanho desejado e desinformar.

 
 
 
Ser sustentável é ser responsável